quinta-feira, 27 de abril de 2017

Hinos da Harpa Cristã - n° 1 - Chuvas de Graça - História do Hino e Autor

Hino n° 1:  "CHUVAS  DE  GRAÇAS" 
Letra: Daniel Webster Whittle - Música: James McGranahan 
Tradução: José Rodrigues - Harpa  Cristã




Hino n° 159 - Hinário Adventista: "CHUVAS DE BÊNÇÃOS"




Hino n° 168 - Cantor Cristão:  "CHUVAS  DE  BÊNÇÃOS"


                                                                                               
    
                    Este hino, cujo título em inglês é "There Shall Be Showers Of Blessings", foi escrito pelo Major Daniel Whittle, em 1883, militar e comerciante que se transformou em Evangelista e Hinista. A melodia foi composta por James McGranaham, que compartilhava o ministério de Whittle como músico, depois da trágica morte de Philip Paul Bliss. Ira David Sankey publicou o hino pela primeira vez, na sua coletânea Gospel Hymms n°4, em 1883, e o incluiu em todas as edições que se seguiram.        
           O nome da melodia apareceu desde a sua primeira publicação. Seguiu-se também a publicação do hino nas diversas edições do Sacred Songs and Solos, que Sankey publicou na Inglaterra. Existe também a tradução de Salomão Luiz Ginsburg, produzida em 1890, a qual teve a revisão de Henry Maxwell Wright. Esta tradução é a que faz parte de diversos hinários em língua portuguesa.

DANIEL WEBSTER WHITTLE ( 1840 - 1901 ) - O   A U T O R
Pseudônimos :  El Nathan, Elias Nathan, W. W. D.

                        Nasceu em 22 de Novembro de 1840, em Chicopee Falls, Massachusetts. Faleceu no dia 4 de Março de 1901, Northfield, Massachusetts, onde se encontra enterrado. Na sua vida civil, Daniel era conhecido como Daniel Webster. Entretanto, em razão da sua atuação na guerra civil americana, onde ocupou o posto de Major no exército, passou a ser chamado de Major Whittle. Quando começou a guerra civil, Whittle saiu de New England, onde residia e foi para o estado americano da Vírginia, sua mãe era uma crente fervorosa e ao preparar sua mochila, colocou também um Novo Testamento. Ao se despedirem ela chorou muito e fez uma oração. Durante as batalhas Whittle viu muitas cenas tristes, participou de vários combates e num deles foi atingido.


                      Na noite daquele mesmo dia teve seu braço amputado acima do cotovelo. A medida que se recuperava, sentiu vontade de ler alguma coisa. Procurando na sua mochila, encontrou o Novo Testamento que sua mãe havia colocado. Leu todos os livros na sequencia: Mateus, Marcos, Lucas, até Apocalipse. Cada assunto era muito interessante para ele. E, para sua surpresa, percebeu que conseguia entender de uma maneira como nunca havia acontecido antes. Ao terminar de ler o livro de Apocalipse, começava a ler tudo de novo. E, assim foi durante vários dias, lendo, relendo e aumentando o seu interesse, mesmo não sentindo vontade de se tornar cristão, mesmo estando convicto de que a única maneira de se tornar salvo seria através de Jesus Cristo.


                   Um dia, Whittle levantou-se e foi até o fundo da enfermaria. Lá estava um garoto de 17 anos de idade morrendo. No seu rosto, havia uma expressão de extrema angústia, desespero, aflição. Fitou os olhos do Major e disse: "Por favor, ore por mim! Estou morrendo. Eu fui um bom garoto. Meus pais são membros da Igreja. Eu ia sempre à Escola Dominical e tentei ser um bom rapaz, mas depois que me tornei um soldado, aprendi a fazer coisas erradas e me tornei um pecador. Bebi, jurei, joguei e andei em más companhias. Agora, estou morrendo e não estou preparado para morrer. Por favor, peça para Deus me perdoar! Ore por mim. Peça para Jesus me salvar".
                   Ouvindo as súplicas daquele garoto, que tanto quanto ele havia sido ferido em batalha, o Major Whittle ouviu nitidamente dentro de sua alma Deus falando através do seu Espírito Santo:
- "Você sabe o caminho da salvação. Ajoelhe-se agora mesmo e aceite a Jesus, e ore por este rapaz".
O Major Whittle caiu de joelhos e segurou a mão do rapaz. Tropeçando nas palavras, confessou seus pecados e pediu a Deus para perdoá-lo. Ali mesmo acreditou que foi perdoado e que já era filho de Deus! Em seguida, orou fervorosamente a Deus pedindo pelo rapaz. O rapaz ficou em silêncio com a sua mão agarrada à mão do Major Whittle, enquanto ele ainda rogava ao pai. Quando o Major whittle levantou-se, o rapaz já estava morto! O seu rosto mostrava um semblante tranquilo. Naquele exato momento, o Major pensou:
                   - "O mesmo Deus que usou aquele jovem para me conduzir a salvação, usou-me para atrair a atenção daquele rapaz para que através do sangue precioso de Cristo, ele fosse salvo. Espero encontrá-lo no céu".


                   Bem mais tarde ele afirmaria:
                   - "Muitos anos já se passaram desde que isso ocorreu no hospital Richmond, e eu ainda continuo confiando e confessando o nome do Senhor Jesus Cristo, e pretendo, pela graça de Deus, continuar assim, até o dia que Ele me conduza ao lar celestial".
Depois da guerra, o Major Whittle pertenceu ao Elgin Watch Company, de Chicago, Ilinóis. Em menos de 10 anos iniciou o seu ministério evangelístico. Durante este período trabalhou com os músicos Phillip P. Bliss e James McGranahan. Sua filha, May Moody também compôs algumas músicas para as letras de sua autoria. Certa ocasião, falando sobre a sua decisão em dedicar sua vida inteiramente ao Evangelho, ele disse:
                    - "... Eu costumava ir aos lugares mais calmos e silenciosos e na tranquilidade desses lugares entregava minha vida ao meu pai celestial para que fosse usado da maneira que Ele quisesse".

                      .-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-..-.-.-.-..-.-.-..-.-.-.-..-.-.-.-.-.-.-..-.-.-.-.-.-.-.-.

2 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa, Deus lhe abençoe.

    ResponderExcluir
  2. Conteúdo informativo e compreensível, consequentemente, dígno de avaliações e comentários positivos. Parabéns! Grato, graças a Deus, pois Ele É Fiel para cumprir tudo que te tem prometido. Jesus te ama! Amém.

    ResponderExcluir

Você Pode Gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...