É T I C A M I N I S T E R I A L
Ética é a marca pela qual cada um será conhecido no exercício de seu ministério.
I) O OBREIRO E A ÉTICA:
O nosso ministério deve ser fundamentado sobre quatro pilares muito importantes:
1°- HUMILDADE - Devemos ser dependentes de Deus, aptos para aprender e para reconhecer nossos erros. - Filipenses 2:3.
2° - SUBMISSÃO - Sempre estaremos sob potestade (autoridade). - I Timóteo 3:1.
3° - DEDICAÇÃO - Devemos ser dedicados antes e depois da consagração. - Gálatas 4:18.
4° - VERDADE - Evitar a mentira e as meias verdades, alicerçando-se na verdade pura. - Salmo 86:11.
II) O CULTO E A ÉTICA:
É necessário que haja ética tanto por aquele que dirige o culto quanto pelo pregador. A duração do culto deve se aproximar o máximo possível de 1 hora e 30 minutos. Não temos um formato específico para o culto, mas quem estiver na direção do mesmo não deve esquecer alguns pontos principais, como oferta, oração, leitura da Palavra, apresentação dos visitantes, principalmente se for culto público, etc...
O obreiro que dirige o culto deve evitar vícios de fala, aparecendo o mínimo possível, distribuindo as atividades de forma inteligente reservando no mínimo 45 minutos para a mensagem.
No caso da presença ou chegada de visitantes (Superiores na hierarquia da Igreja, como Evangelistas ou Pastores), se um cooperador, auxiliar, diácono ou Presbítero dirigindo o culto, devemos passar a direção do mesmo imediatamente ao Encarregado.
III) A ÉTICA NO ALTAR:
Devemos estar atentos ao culto. O bom obreiro deve ser um ótimo ouvinte. Se formos chamados para orar, devemos orar, se formos chamados para ler uma palavra introdutória, devemos apenas ler a Palavra, se formos chamados para apresentar e saudar os visitantes, da mesma forma.
Começar o culto é uma coisa, e dirijir o culto é outra coisa. Façamos o que fomos chamados a fazer.
IV) A ÉTICA E A PREGAÇÃO:
A principal função do obreiro hoje é a pregação, por isso são necessários alguns cuidados em relação a ética dentro desta função tão importante.
EXEMPLOS DE ÉTICA NA PREGAÇÃO:
1° - SAUDAÇÃO - É apenas um cumprimento á Igreja, podendo ser acrescida de no máximo 2 versículos e não deve passar de 5 minutos.
2° - PALAVRA DA OFERTA - Devemos ser objetivos, ou seja, falar exatamente aquilo que nos foi proposto, não ultrapassando 5 minutos.
3° - PALAVRA - Ao sermos convidados para trazermos uma Palavra à Igreja (diferente da Palavra de Saudação), devemos entender como uma intenção de dividir o tempo conosco. Devemos, então, realmente dividir o tempo restante, todavia, trazendo uma mensagem com início, meio e fim, como uma preparação para o convite que será feito, pelo obreiro escalado.
4° - A MENSAGEM - É a parte principal do culto, pois é sobre a mensagem que será lançado o convite. Também deve ter início, meio e fim, sendo que este deve ser a preparação para o convite que será lançado logo em seguida. Se o escalado não conhece o costume da Igreja em que estiver pregando, deve perguntar ao obreiro que dirige se deve fazer o convite e orar. O convite deve ser baseado no que foi pregado, sem a necessidade de acrescentar algo mais.
V) POSTURA:
Evite movimentos e atitudes exageradas ou incoerentes.
Exemplos: Olhar somente para o lado das irmãs, olhar para o teto, mãos no bolso, boxear, gritos excessivos fora da direção do Espírito Santo, repetição de palavras, contar lutas e problemas, confessar pecados.
O obreiro deve preservar as boas regras da higiene, discrição, etc... inclusive no vestir-se, lembre-se que você é um obreiro (a) do Senhor, e não uma bandeira.
VI) PROCEDIMENTO EM CERTOS CASOS:
- VISITANTES: Salmo 142:4;
- MANIFESTAÇÕES DEMONÍACAS: Marcos 16:17b;
- PROFECIAS:I Tessalonicenses 5:21,22;
- REVELAÇÕES: Observar caso a caso. - I Tessalonicenses 5:21,22;
- BÊBADOS: Observar cada situação.
Observação: Procure também ouvir os obreiros mais experientes para lidar com certas situações que acontecem durante o culto.
.-.-.-.-.-.-.-..-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.
- Bíblia de Estudo Plenitude.
- Bíblia de Estudo Pentecostal.
- Apostila "Curso preparatório para Diácono," da IADV.
- Apostila "Curso preparatório para Auxiliares," da IADV.
- Livro "Ética Cristã" - EETAD.
- Livro "Bibliologia" - EETAD.
- Pesquisas Diversas.
- www.GoogleImagens.com.br
.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.--.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.
Nenhum comentário:
Postar um comentário