terça-feira, 29 de agosto de 2017

Livro de Obadias - Bíblia Sagrada - Livros

L i v r o    d e    O b a d i a s   -    B í b l i a     S a g r a d a   -   L i v r o s


                           O mais curto livro profético do Antigo Testamento, escrito por Obadias, este livro contém uma proclamação de julgamento de Deus contra Edom, razão para tal julgamento e aponta para a restauração da "Casa de Jacó".
                           A extinção dos Edomitas como povo e a restauração dos Israelitas na sua terra confirmam o cumprimento exato da profecia de Obadias. - Obadias 17, 18.
                          O motivo da profecia foi o tratamento "nada fraterno" que os edomitas dispensaram aos "filhos de Judá", quando estes sofreram derrota. Eles regozijaram-se com a calamidade de Judá, participaram em tomar despojos dos Judeus, impediram-nos de fugir da terra e até os entregaram ao inimigo ( Obadias 12-14), comparar com as profecias de Jeremias (Jeremias 25:15-17, 21, 27-29; 49:7-22) e de Ezequiel (Ezequiel 25:12-14; 35:1-15), isto aconteceu por ocasião da destruição de Jerusalém pelos exércitos babilônicos e, situaria a composição do livro por volta do ano de 607 AEC.



                                 Visto que muitas das coisas preditas na profecia de Obadias também foram preditas no livro de Jeremias, isto tornava duplamente certo o cumprimento da Palavra de Deus a respeito de Edom. - Ver também Gênesis 41:32.
                                Obadias tem apenas 21 versículos, o profeta usa esta oportunidade para condenar Edom pelos pecados contra Deus e Israel.




                                                 Versículos chave do Livro de Obadias:

- Versículo 4: "Se te remontares como água e puseres o teu ninho entre as estrelas, de lá te derribarei, diz o Senhor."

- Versículo 12: "Mas tu não devias ter olhado com prazer para o dia de teu irmão, o dia da sua calamidade; nem ter-te alegrado sobre os filhos de Judá, no dia da sua ruína; nem ter falado de boca cheia, no dia da angústia."

- Versículo 15: "Porque o Dia do Senhor está prestes a vir sobre todas as nações; como tu fizeste, assim se fará contigo; o teu malfeito tornará sobre a tua cabeça."




                                 A mensagem de Obadias é definitiva e certa, o reino de Edom será destruído completamente. O livro termina com a promessa de realizações e libertação de Sião nos últimos dias, quando a terra será restaurada ao povo de Deus durante o Seu governo sobre eles.
                                O versículo 21 contém uma prefiguração de Cristo e Sua Igreja. Cristo é o único Salvador que veio pagar pela salvação, e é dela o seu autor, os salvadores e libertadores do Evangelho vão estar cada vez mais evidentes na medida em que o final dos tempos se aproxima.




                                  Deus vai agir em nosso favor se permanecermos fiéis a Ele. Devemos nos orgulhar apenas em Jesus Cristo e no que Ele fez por nós... e em nada mais.
                                 O Livro de Obadias nos ensina a importância da irmandade e os perigos e as consequências de esquecer o mandamento de amar uns aos outros.
                                 O nome Obadias significa "Servo do Senhor" bem apropriado para esse profeta.



                                                         Resumo do Livro de Obadias:

- Obadias 1:1-9: Obadias fala contra o orgulho de Edom e profetiza sua queda e destruição;

- Obadias 1:10-16: Edom será cortada e destruída por causa de sua crueldade com Judá;

- Obadias 17-21: Obadias profetiza sobre a futura restauração de Israel.



.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.

--  www.Ids.org
                   --  www.gotquestions.org
                                        --  www.google.com.br
                                                            --  www.googleimagens.com.br


.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você Pode Gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...