quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Lamentações de Jeremias - Bíblia Sagrada - Livros

Livro de Lamentações de Jeremias


                               Nos tempos antigos Lamentações eram compostas e entoadas em memória de amigos falecidos (II Samuel 1:17-27), de nações devastadas (Amós 5:1, 2) e de cidades arruinadas (Ezequiel 27:2, 32-36), mas não se limita a chorar desastres de Judá e de Jerusalém, leva o povo a reconhecer a sua própria responsabilidade e a confessar-se culpado diante do Senhor. - Lamentações 1:8, 14, 20; 3:42; 4:6.
                                Lamentações não contém somente expressões de dor pessoal ou coletiva (Lamentações 1:12-16; 3:43-47; 5:1-22), mas da profunda fé e confiança do escritor no Senhor (Lamentações 3:21-24, 26). Também Cânticos de Louvor (Lamentações 5:19, Ações de Graça (Lamentações 3:55-57) e exortações de reconhecimento. - Lamentações 3:40-42.



                                O Livro de Lamentações não identifica explicitamente o seu autor. É provável que o profeta Jeremias escreveu o livro. Esta alternativa é provável, considerando que o autor foi testemunha dos babilônicos destruindo Jerusalém. Jeremias se encaixa nessa situação. - II Crônicas 35:25; 36:21, 22.
                               O Livro foi escrito provavelmente escrito entre 586 e 575 AC, durante ou logo após a queda de Jerusalém. O nome vem da tradução da Bíblia para o latim: a Vulgata. O livro está em forma poética, organizado em um acróstico alfabético. Os cinco capítulos equivalem aos cinco poemas.
                               O Livro é uma reação da alma sobre a destruição de Jerusalém pelo exército babilônico em 587 a.C. O livro mostra de maneira poética o horror que a invasão babilônica representou para o povo hebreu e como Deus tornou-se como inimigo de Israel. - Lamentações 2:2-5.



O livro de Lamentações está estruturado assim:
- Pranto para cidade fantasma. - Capítulo 1;
- Pranto pela ira de Deus manifestada em Jerusalém. - Capítulo 2;
- Um canto de esperança. - Capítulo 3;
- O caos de Jerusalém. - Capítulo 4;
- A desgraça e a restauração. - Capítulo 5.



                                    Os poemas (Capítulos 1, 2 e 4) são canções fúnebres que começam com a interjeição "como". Os outros dois capítulos são poemas de pranto individual e coletivo, os capítulos 3 e 5 respectivamente. São poemas acrósticos alfabéticos seguindo as vinte e duas letras do alfabeto hebraico. 





Há pelo menos três benefícios para a disposição dos lamentos no formato acróstico:
- Facilita a memorização da catástrofe que se abateu em Jerusalém;
- Os poemas acrósticos simbolizam de forma completa toda tristeza pela lamentação de Jerusalém;
- A forma acróstica obrigava o profeta a pensar em todas as faces de um mesmo tema, atingindo a completude.




                               O primeiro poema personifica a cidade de Jerusalém como uma mulher orgulhosa, brutalmente estrupada e abandonada, enfatizando a solidão, a decadência e o abandono(Lamentações 1:2, 9, 16, 17). O segundo trata sobre a força da ira de Deus contra Jerusalém, e o quarto mostra as terríveis consequências do julgamento divino. 
                               O único consolo de Jerusalém é saber que seu castigo terminará (Lamentações 4:22). O terceiro poema acróstico é o mais longo e bem construído com três versos para cada letra do alfabeto. Só perde em complexidade para o Salmo 119, que possui sete versos para cada uma das 22 letras do alfabeto hebraico. É o centro de toda composição da obra, tanto no viés literário quanto no teológico.








Este trecho contém:
- Sofrimento pessoal do poeta, que também expressa o sentimento da nação. - Lamentações 3:1-20;
- Oração de arrependimento. - Lamentações 3:21-29;
- Oração de arrependimento. - Lamentações 3:40-54;
- Pedido de vingança. - Lamentações 3:55-66.



                                  Jeremias personifica Jerusalém como uma mulher que ficou viúva (Lamentações 1:1), como uma mãe que vê desfalecer e morrer de fome os seus filhos ainda pequenos (Lamentações 2:19, 22), o povo é convidado a reconhecer o seu pecado (Lamentações Capítulo 3). No capítulo 4, Jeremias continua seu lamento, no capítulo 5, as expressões de reconhecimento, do pecado, a esperança e confiança em Deus são descritos como uma oração do povo.



O livro aborda os seguintes assuntos:
- Deus castiga o pecado;
- O sofrimento é um meio de aprendizado;
- O julgamento de Deus reflete sua justiça;
- Apesar do sofrimento há esperança.





                                 Jeremias era conhecido como "profeta chorão", por sua paixão profunda e duradoura pelo seu povo e sua cidade (Lamentações 3:48, 49), por causa da rejeição do Messias por parte dos Judeus, Deus usou o cerco romano para punir Seu povo, mas Deus não tem alegria em ter que punir os Seus filhos.



                              Mesmo em julgamento terrível, Deus é um Deus de esperança (Lamentações 3:24, 25). Não importa quão longe dEle estejamos, temos a esperança de que podemos voltar-nos a Ele e encontrar Sua compaixão e perdão (I João 1:9). Nosso Deus é um Deus de amor (Lamentações 3:22) e por causa de seu grande amor e compaixão, Ele enviou Seu filho para que nós não tivéssemos que perecer em nossos pecados, mas que pudéssemos viver eternamente com Ele. - João 3:16.
                             A fidelidade (Lamentações 3:22) e libertação de Deus (Lamentações 3:26) são atributos que nos dão uma grande esperança e conforto. Ele não é um Deus desinteressado e caprichoso, mas um Deus que libertará todos aqueles que se voltam para Ele, admitem que não podem fazer nada para ganhar Seu favor e clamam ao Senhor por Sua misericórdia para que não sejamos consumidos. - Lamentações 3:22.
                             O Livro de Lamentações de Jeremias é, por conseguinte, um registro verdadeiro e valoroso, inspirado por Deus.


                                    .-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.

-- www.milhoranza.com
                     -- www.gotquestions.org
                                                 -- www.GoogleImagens.com.br
                           .-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você Pode Gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...