F o r m a n d o P a r e s
Idade: No Mínimo 7 anos. Participantes: No Mínimo 13 Participantes.
Local: Sala, Quadra ou Pátio. Material: Música.
O animador pedirá que fiquem números ímpares de pessoas, que fiquem andando em ritmo normal, podendo ter uma música ao fundo.
Ao sinal, o animador avisará: "Dois a dois!!!"
Os participantes então, terão de procurar um par e se agrupar de dois em dois. Aquele que não conseguir o par, sairá do jogo.
Em nova oportunidade, o animador dirá: "Três a três!!!"
Os participantes deverão ter o mesmo procedimento, se unir em grupos de três.
Em nova oportunidade, o animador dirá: "Quatro a quatro!!!" E deverá se formar grupos de quatro.
Aqueles que não conseguirem se agrupar, deverão sair do jogo.
Sugestão: O animador gritará o número de pessoas para formar grupos de acordo com o número de participantes que for ficando, por exemplo, três a três, Quatro a quatro, Cinco a cinco, poderá voltar a gritar dois a dois, um a um, etc.
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C i n d e r e l a
Idade: No Mínimo 8 anos. Participantes: No Mínimo 10 Participantes.
Local: Quadra, Campo ou Sala.
Todos ficam durante 30 segundos, observando os sapatos uns dos outros. Todo o grupo tira um só sapato, fazendo uma pilha com eles. Depois ficam andando em círculos, pulando com o pé calçado.
Quando o animador der a ordem todos devem pegar um dos sapatos da pilha e tentar colocá-lo em outro participante, que não pode colocar o pé no chão, até estar calçado.
É claro que ninguém pode pegar seu próprio sapato. O último que colocar ou não conseguir colocar o sapato escolhido no verdadeiro dono, sai do jogo.
Sugestão: Para dificultar a tarefa, poderão ser colocados alguns sapatos falsos na pilha.
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R a c i o c í n i o R á p i d o
Idade: No Mínimo 10 anos. Participantes: No Mínimo 10 Participantes.
Local: Sala, Pátio. Material: Uma bola ou objeto qualquer.
O animador pede que os participantes sentem-se no chão, ou em cadeiras, formando um círculo. O animador entregará uma bola ou um objeto qualquer a um participante e pedirá que essa bola ou objeto circule pelos colegas, sendo passada de mão em mão.
Em um determinado momento, o animador pedirá para que fale, por exemplo, 5 nomes de Profetas.Enquanto o aluno estiver falando os nomes, a bola ou objeto continuará circulando até que o participante termine de dizer o que lhe foi pedido.
Ao terminar de dizer, a bola deverá parar de circular e o participante que estiver com ela deverá falar, por exemplo, 5 nomes de Discípulos do Senhor...
O jogo continuará com o animador solicitando dos participantes vários assuntos pré-estabelecidos.
Sugestão: Pedir nomes bíblicos masculinos ou femininos, Frutos do Espírito, Cidades Bíblicas. etc.
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O m e l e t e d e S a p a t o s
Idade: No Mínimo 6 anos. Local: Quadra ou Sala Grande.
Participantes: No Mínimo 16 Participantes.
O grupo é dividido em duas equipes, que misturam seus sapatos ou tênis no meio do círculo. Quando o animador der um sinal, todos correm até a linha demarcada e pegam seus sapatos e retornam até a linha de início.
Deverão sentar, e colocar seus sapatos. A equipe que terminar primeiro será a vencedora.
Sugestão: Todos tiram os sapatos e os misturam. Depois, de olhos vendados, cada um usando o tato e o olfato, procurará pegar seus sapatos e os calçarão em seus pés. Uma vez se tentando colocar um sapato, não é válido trocá-lo. Quando o animador observar que todos estão calçados, pedirá para eles que constatem, olhando, se são seus sapatos, ou não.
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