"Mais Perto Quero Estar" - Hino 187 da Harpa Cristã - História de Hinos
Harpa Cristã 1 8 7 - Cantor Cristão 2 8 3 - Hinário Adventista 4 2 7
Esse espetacular e maravilhoso hino, foi publicado pela primeira vez em 1841, em um volume de hinos, chamado "Hinos e Antemas", publicado pelo Pastor Reverendo W.J.Fox, para a sua Congregação, na Inglaterra, apenas oito anos antes da morte da sua autoria, que viveu somente até a idade de 44 anos. O hino logo começou a aparecer em várias coleções, e em toda parte era recebida com deleite. Foi dada a melodia "Bethany" (Betânia), que se torna muito popular.
O reverendo Fox pede para Sarah escrever um hino para acompanhar o sermão sobre Esaú e Jacó, onde uma escada que ia do chão até o céu, e por ela subiam e desciam anjos, e no alto estava o Senhor, prometendo bênçãos a Jacó e sua família. Não só o texto literal, mas suas figuras de linguagem foram usadas como base para a autora escrever a canção.
O tempo e o meio das circunstâncias sobre a inspiração desse maravilhoso hino que, desde então, tem ecoado volta após volta pelo mundo, não são conhecidos: Mas foi provavelmente durante algum período de provação particular, quando seu espírito foi elevado através da tristeza quase acima do seu corpo terreno. Ela mal sonhava que seu hino, seria ouvido através dos tempos.
AUTORA DA LETRA: Sarah Fllower Adams. Nasceu em 22 de Fevereiro de 1805, em Harlow, Essex, Inglaterra. Faleceu em 1848, em St.Martin-in-the-Fields, Middlesex, Inglaterra. Seu pai era editor de um jornal semanal, em Cambridge. Sua mãe era uma mulher de dons e culturas excelentes, e Sarah era a filha mais nova.
AUTOR DA MELODIA (MÚSICA): Lowell Mason. Nasceu em 8 de Janeiro de 1792, em Medfield, Massachusetts. Faleceu em 11 de Agosto de 1872, em Orange, Nova Jersey. Lowell foi um dos mais importantes nome da música Cristã internacional, compôs mais de 1.600 músicas para hinos, muitos até hoje cantados. "Uma noite, algum tempo depois de me deitar, ficando acordado no escuro, com os olhos bem abertos, por meio da quietude da casa, a melodia veio até mim, então, ao amanhecer, escrevi as notas da canção".
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: João Gomes da Rocha. A letra que temos hoje neste maravilhoso e inspirado hino cristão, foi adaptada por João Gomes da Rocha. Ele omite duas estrofes alusivas à letra original, que constam no hinário "Aleluia" (Imprensa Metodista). A seguir, as duas estrofes omitidas:
"Minha alma cantará a Ti Senhor!
Pedia em Betel, porei, marco de amor
Sempre hei de suplicar, mais perto quero estar
Mais perto quero estar, meu Deus de Ti!
E quando a morte enfim, me vier chamar
Nos céus com serafins, irei morar
Óh! Quão feliz serei, perto de Ti, meu Rei
Perto de Ti, maeu Rei, meu Deus de Ti!"
HISTÓRIAS QUE SE CONTAM SOBRE O HINO:
Até mesmo os não cristãos já ouviram falar ou já escutaram este hino em algum lugar. Quem será que não conhece esse hino?
A mais famosa das histórias contadas é sobre o Transatlântico RMS TITANIC, muitas pessoas importantes viajaram nele, entre os 2.200 passageiros a bordo, havia um grupo de crentes da Europa. Quando aconteceu o acidente e o navio estava naufragando, no meio do tumulto, a orquestra de bordo, cerca de oito músicos, começou a tocar o hino "Mais Perto Quero Estar". Tão logo, o grupo de cristãos, aliados a outros tripulantes, se unem de mãos dadas e começam a cantar o hino, enquanto o navio afundava. De toda a tripulação, mais de 1.000 pessoas tiveram suas vidas ceifadas nesse trágico acidente que aconteceu no início desse século.
Em 1910, por ocasião da Convenção Mundial de Escolas Dominicais, realizado em washington, este hino foi cantado em 23 idiomas.
Em 1872, cerca de 50.000 pessoas entoaram este hino na celebração do Jubileu da Paz, na cidade de Boston.
As últimas palavras do Presidente William Mickinley, relatas por seu médico, Dr. M.D. Mann, foram: "Mais Perto, Meu Deus de Ti, ainda que seja a Cruz, tem sido a minha constante oração".
Este hino foi preferido pela Rainha Vitória, por Theodore Roosevelt, Pedro Rei Edward VII, e por muitas outras pessoas ilustres e conhecidas.
Reunidos no local do desastre de 11 de Setembro de 2001, em Nova Iorque, para homenagear as vítimas do atentado das Torres Gêmeas, grupos de todas as classes sociais representados, cantaram juntos o Hino: "Mais Perto Quero Estar", neste atentado foram mortos cerca de 3.000 pessoas.
Uma outra história interessante sobre o hino, diz-se que, durante uma guerra civil, um bispo, foi expulso de sua casa pelos soldados de seu país, sem rumo ele decide andar sozinho em direção ao mato. Nessa caminhada, ele ouve alguém cantando este hino. Isso o faz seguir a voz, até encontrar uma casa de madeira, onde havia uma mulher idosa, sozinha, que cantava sem cessar esta canção, com alegria. Isto fez com que ele tivesse renovado o sentimento de confiança infinita em Deus, livrando-o de seus temores.
O Dr.Cuyller, diz em sua "Heart Life", dois professores estavam descansando no sopé do Monte Líbano, quando apareceu um grupo de 50 alunos da Síria, em pé e em linha, cantando em coro, e em árabe, a melodia de "Bethany", enquanto eles se aproximavam, eles escutavam as sublimes palavras:
"Mais perto quero estar, meu Deus de Ti
Inda que seja a dor que me una a Ti
Sempre hei de suplicar, Mais perto quero estar
Mais perto quero estar, meu Deus de Ti."
Dois pastores evangélicos e um motociclista morreram em um acidente envolvendo sete veículos, em 27 de Fevereiro de 2010, na Ferrovia do Contorno, trecho da BR 101, no Espírito Santo. As testemunhas contam que os Pastores ainda com vida e presos nas ferragens, começaram a cantar o hino "Mais Perto Quero Estar". Após cantarem todo o hino, aos poucos, suas vozes foram silenciando-se. As lágrimas tomaram conta dos bombeiros, acostumados a resgatar pessoas em acidentes graves, porém jamais viram alguém morrer cantando um hino.
Quantas vezes você passou por dificuldades, ou até mesmo por doenças na família, e se viu cantando: "Mais Perto Quero Estar...", mesmo sem ter a intenção de cantá-lo, mas tomado pelo temor, pela angústia, pelo sofrimento, se viu a cantarolar este maravilhoso hino em louvor a Deus.
Lembre-se de que na Harpa Cristã existem inúmeros hinos que te consolam, que te alegram, que te trazem paz interior, porque: "...andando triste aqui, na solidão, paz e descanso a mim, Teus braços dão", e logo após, o teu coração se deleita com paz e tranquilidade no Senhor Deus, então, em agradecimento, você diz: "Minha alma cantará a Ti Senhor! E em Betel alçará, padrão de amor. Eu sempre hei de rogar, Mais Perto Quero Estar, Mais Perto Quero Estar, Meu Deus de Ti!".
.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.
-- www.4tons.com.br
-- www.musicaeadoraçao.com.br
-- www.discernimentobiblico.net
-- www.adparquesaobernardo.com.br
-- www.ultimato.com.br
-- www.supergospel.com.br
-- www.hinologia.com.br
-- www.google.com.br
-- www.googleImagens.com.br
-- www.youtube.com
-- Harpa Cristã
-- Cantor Cristão
-- Hinário Adventista
.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.
AS melodias dos Hinos trazem em si mesmas o peso do tempo, da pureza e intenção dos compositores dos séculos passado quando ao compor uma letra ou melodia, com a suprema devoção de adorar ao Criador. Muito diferente dos nossos dias onde há inúmeros interesses envolvidos como: Estar nas mídias, ganhar dinheiro, enfim, tais coisas retiram a unção, transformando as música chamada gospel em entretenimento e sentimentalismo que certamente são confundidos com conversão genuína.
ResponderExcluir