Sábado de Aleluia é o sábado da semana santa, o primeiro dia depois da crucificação e morte de Jesus Cristo e o dia anterior ao domingo de Páscoa. O sábado de Aleluia ou Sábado Santo é uma data móvel, podendo cair entre os dias 21 de Março e 24 de Abril.
Durante o sábado santo é celebrada a Vigília Pascal, ocasião em que os fiéis cristãos se reúnem em constantes orações durante toda a madrugada que antecede o domingo de Páscoa.
O significado da Vigília Pascal está relacionado com a preparação para a ressurreição de Jesus Cristo que, segundo a Bíblia, aconteceu três dias após a sua morte.
'
Na Tradição católica, os altares das Igrejas são cobertas, pois assim como na Sexta-feira Santa, não se celebra a Eucaristia. Além da Eucaristia, também é proibido celebrar qualquer outro sacramento, exceto o da confissão.
É também no Sábado de Aleluia que se faz a tradicional malhação de Judas (ou Queima de Judas), representando a morte de Judas Iscariotes, discípulo que teria traído Jesus Cristo. Nesta tradição popular, as pessoas costumam fazer bonecos de pano (ou de outros materiais), que simbolizam a figura de Judas.
Depois, reúnem-se e "torturam" o boneco, simulando a sua morte, das mais diferentes formas, seja enforcado em árvores ou queimado numa grande fogueira.
Sábado de Aleluia (em Latim: Sabbatum Sanctum), conhecido como Dia do Descanso, também conhecido como Sábado Santo, Sábado Negro e Véspera da Páscoa. Neste dia se celebra o dia que o corpo de Jesus Cristo permaneceu sepultado no túmulo.
Nas Igrejas Católicas Romanas, todo o altar permanece sem decoração nenhuma. Em termos litúrgicos, o Sábado Santo vai até as 18:00 (Crepúsculo), quando se celebra a Vigília de Páscoa, e se inicia oficialmente a época de páscoa. O serviço pode começar com fogo e o acendimento do Novo Círio Pascal.
Na Ortodoxia, este dia, conhecido como Grande e Santo Sábado, é chamado também de Grande Sabá, pois foi neste dia que Jesus "descansou". Nas tradições Coptas, Etíope e Eritreia, este dia é conhecido como Sábado de Alegria.
Porquê o Sábado de Aleluia?
Esta pergunta faz com que se busque pela importância e significado do Sábado de Aleluia. Desde crianças ouvimos falar, depois falamos, nesta data e muitas vezes temos apenas uma pequena noção do acontecido na véspera da Festa da ressurreição de Jesus. Assim, é correto afirmar que o Sábado de Aleluia é um dia de comemoração no calendário de feriados religiosos do Cristianismo, sempre antes da Páscoa, isto é, na véspera. A semana santa vivida pelos católicos tem seu complemento no Sábado de Aleluia.
Antes das novas normas conciliares, os católicos, no Sábado de Aleluia, deveriam praticar o jejum, como abstinência da carne de gado, mas poderiam consumir peixe, etc. Dia de festa e alegria. O próprio Jesus antes da sua morte explicou tudo que ia acontecer aos 11 apóstolos, para Maria Madalena e Maria sua mãe. Ele iria morrer, mas ressuscitar ao terceiro dia. Assim no sábado, todos eles ficaram na expectativa de chegar o domingo, para se confirmar o que Jesus havia dito para todos eles. Para a sua mãe Maria, apesar do sofrimento da morte do filho, foi um dia de louvor, de oração e aleluia... Por isso é chamado de Sábado de Aleluia...
Esta é uma data de celebração, principalmente pela Igreja Católica, em homenagem ao sepultamento de Jesus Cristo e sua "descida à mansão dos Mortos".
.-.-.-.-.-.-.-.--.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.--..--..--.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.
www.abiblia.org
www.pt.wikipedia.org
www.significados.com.br
www.calendarr.com
www.GoogleImagens.com.br
.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.
Nenhum comentário:
Postar um comentário