T E O L O G I A
Pode também referir-se a um estudo de uma doutrina ou sistema particular de crenças religiosas - tal como a teologia judaica, a teologia cristã, a teologia islâmica, "porém nunca como uma "ideologia"".
A incorporação do termo "teologia" pelo cristianismo teve lugar na Idade Média, entre os séculos IV e V, com o significado de conhecimento e saber cristão acerca de Deus. A teologia pode referir-se a várias religiões. Existem, portanto, a teologia hindu, a teologia Islâmica, a teologia Cristã (incluindo a teologia católica-Romana, a teologia Protestante, a teologia Mórmon e outras), a teologia Umbandista e outras. No Brasil, tramita-se uma Lei em que regulamenta a profissão de Teólogo.
O Teólogo se dedica ao estado das religiões e sua influência sobre a sociedade. Ele pesquisa a história, os fenômenos e as tradições. doutrinas e dogmas religiosos. Associa essas informações com outras relações entre a religião e diferentes culturas e grupos sociais. Pode trabalhar como pesquisador ou assessor de grupos religiosos ecumênicos. Como licenciado, pode dar aulas de ensino religioso e ética em escolas de ensinos fundamental e médio, e também em ONGs, centros culturais e religiosos.
O que o Teólogo pode fazer:
- Em Consultoria; pode assessorar pessoas e organizações públicas ou privadas que utilizem a religião no desenvolvimento de seu trabalho;
- No Ensino; pode dar aulas em escolas de ensinos fundamental e médio sobre religião e ética;
- Em ONGs; pode orientar grupos religiosos e atender instituições que realizam trabalhos sociais voltados para a religião;
- Em Pesquisas; pode estudar o fenômeno religioso e sua relação com a atividade humana;
- No Sacerdócio; pode atuar como Padre ou Pastor. Como Padre da Igreja Católica, é preciso fazer também o seminário.
Mercado de Trabalho:
O preparo para o Ministério é o objetivo de boa parte dos estudantes de Teologia. Mas um contingente dos formandos tem um interessante espaço de trabalho no campo de evangelização e promoção humana, em obras educativas, organizações de ajuda humanitárias, assistências e de saúde, no Brasil e no exterior. As Forças Armadas costumam contratar o Bacharel para atuar como Capelão, bem como hospitais e assessorias comunitárias. Grandes empresas também demandam o graduado.A Petrobrás, por exemplo, emprega o Teólogo para dar apoio às equipes que trabalham nas plataformas marítimas. Outra área são as Editoras de revistas e livros religiosos. Enquanto o mercado Editorial em geral encolheu 10% em 2015 (em termos de livros fabricados), o segmento de livros religiosos elevou sua participação de 16% para 20% do total, perdendo apenas para obras didáticas, que representam 49% do mercado.
Embora não exista a obrigatoriedade do ensino religioso nas escolas, diversas instituições oferecem essas disciplinas aos alunos, o que representa mais uma fonte de trabalho para o licenciado.
C u r s o :
Algumas escolas dão ênfase à análise sociológica e antropológica das religiões. Outras enfocam o estudo de textos sagrados. Mas, qualquer que seja a universidade, o aluno se debruça em profundidade sobre as tradições religiosas que fazem parte de nossa tradição cultural.
Nas licenciaturas, comumente chamadas de ciências da religião, o estudante vê também disciplinas como didática e psicologia da educação. Além do estágio, é preciso fazer uma monografia de conclusão de curso.Duração Média: 4 Anos.
Outros Nomes: Ciência da Religião; Ensino Religioso; Ciências Teológicas.
.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.
www.wikipedia.com.br
www.guiadoestudante.abril.com.br
www.Googleimagens.com.br
.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.
Nenhum comentário:
Postar um comentário